A transformação digital é tanto cultural e de negócios quanto tecnológica. É uma forma fundamental de repensar a experiência dos clientes, dos modelos de negócios e das operações. Trata-se de encontrar novas maneiras de agregar valor, gerar receita e melhorar a eficiência.
Na primeira das quatro Revoluções Industriais, a energia a vapor foi a tecnologia disruptiva que mudou o mundo. Na segunda, foi a linha de montagem; na terceira, foi o computador. Hoje, estamos na quarta Revolução Industrial e é a vez da digitalização. Tecnologias digitais inteligentes como IA e Machine Learning, redes de Internet das Coisas (IoT), funções analíticas avançadas e robótica têm o poder de reinventar a forma como trabalhamos e fazemos negócios – e como as empresas interagem com os clientes e o mundo.
A transformação digital moderna integra processos e sistemas de negócios existentes em uma pilha de tecnologias digitais, customizada de acordo com necessidades e objetivos únicos de cada negócio. Transformações digitais são transformações de negócios – começam com uma boa comunicação – com clara definição de metas, forte liderança e sólidas estratégias de gestão de mudanças.
A evolução da transformação digital
Na era pré-digital dos negócios, documentos e imagens eram compartilhados em papel e produzidos manualmente. Por isso, a geração de dados corporativos era mínima. Mas, com a propagação do e-mail e do processador de texto – e o lançamento da World Wide Web – o volume de dados começou a explodir. A digitalização estava a todo vapor. Em resposta, as indústrias de tecnologia se apressaram em produzir mais memória, processadores mais rápidos e soluções de software e hardware cada vez mais úteis e relevantes – e, então, começou a ascensão da empresa digital moderna.
Hoje, as tecnologias inteligentes de negócios evoluíram e não só automatizam todos os processos e dispositivos da empresa, mas também oferecem funções analíticas poderosas e insights em tempo real sobre melhores formas de otimizar e melhorar esses processos diariamente.
Tecnologias centrais para a transformação digital
Tecnologias inteligentes são criadas para a integração – entre si e com os processos existentes. Novos dispositivos, módulos e aplicativos podem ser gradualmente integrados na pilha tecnológica – tornando-se parte de uma rede em todo o negócio. E, se o modelo de negócios mudar ou uma oportunidade ou risco inesperado aparecer, uma rede inteligente pode automaticamente se adaptar para tratar disso em tempo real (e usar funções analíticas preditivas para se antecipar aos fatos).
ERP moderno e tecnologias de bancos de dados
As melhores soluções de ERP na nuvem utilizam tecnologia de banco de dados in-memory, tornando-as altamente escaláveis e adaptáveis. Isso é importante porque estes são os "cérebros" por trás da transformação digital das empresas. O ERP integra em um único sistema todos os principais processos que as empresas precisam para seu funcionamento (como finanças, RH, produção e cadeia de suprimentos). Um ERP moderno baseado em tecnologias IA tem o poder de não só administrar e processar Big Data, mas de analisar e aprender com ele.
Funções analíticas avançadas
Para agregar valor, os dados precisam ser controlados e entendidos. Ao usar IA e algoritmos de Machine Learning, as funções analíticas avançadas fornecem insights e relatórios profundos, precisos – e práticos. As empresas também podem fazer customizações on demand das configurações de análises de dados. Isso proporcionar aos líderes de negócios o poder de agir de maneira rápida e decisiva – aproveitando oportunidades ou respondendo a riscos.
Poder de computação
Dados de redes IoT, feeds de vídeo e conteúdos de mídias sociais contribuem para o crescimento dos conjuntos de dados que as empresas modernas precisam administrar. Para administrar essa carga de dados em expansão, as empresas precisam saber que podem aumentar o poder de memória e computação e estão cada vez mais contando com soluções na nuvem para fazer isso.
Soluções de IA e Machine Learning
O Big Data cresce em conjunto com a IA e o Machine Learning. Para processar e dar sentido ao Big Data, é necessário dispor do poder da IA e do Machine Learning. Para que a IA e o Machine Learning apresentem resultados precisos e significativos, ambos devem ter conjuntos de dados grandes o suficiente para dar suporte a análises e aprendizagem robustas. A parceria entre Big Data, IA e funções analíticas é fundamental para a transformação digital e dos negócios – impulsionando planejamento preditivo e automação responsiva.
Internet das Coisas
Dispositivos e máquinas da rede IoT podem enviar e receber dados digitais. Logs de máquinas e relatórios de manutenção são analisados para otimizar o desempenho e a eficiência. Sistemas empresariais baseados em IA analisam continuamente essas informações buscando padrões, tendências e correlações. Esses insights ajudam a impulsionar manutenção preditiva e workflows automatizados, aumentando a eficiência e a produtividade ao longo do tempo, já que aplicativos de Machine Learning "aprendem" com os dados da IoT.
Robótica e automação de processo robótico (RPA)
Tanto a robótica como a RPA lançam mão de processos automatizados para executar tarefas repetitivas ou pré-programadas. Dispositivos robóticos são compostos de partes mecânicas móveis configuradas para executar tarefas físicas específicas. Os processos RPA são programados e automatizados de maneira semelhante – no entanto, eles existem como processos de software em vez de dispositivos físicos, e as tarefas que eles executam são de natureza administrativa.
Benefícios da transformação digital
A transformação digital integra todos os níveis e funções de um negócio moderno. As tecnologias inteligentes oferecem às empresas as ferramentas essenciais para que sobrevivam e prosperem.
Insights profundos para tomada de decisões informadas em tempo real: para muitos negócios, avaliar o desempenho e o ROI é um processo de olhar pelo retrovisor. Quando os dados são reunidos, processados e analisados manualmente, a oportunidade já passou. Com um ERP moderno e funções analíticas avançadas, as empresas podem ver os dados em tempo real e personalizar poderosos algoritmos de análises para tomar a melhor decisão naquele momento.
Eficiência e produtividade melhorada: máquinas e dispositivos de redes IoT transmitem dados continuamente, logs de máquinas e relatórios de desempenho. Aplicando-se funções analíticas avançadas, esses dados dão suporte à manutenção preditiva, diminuem o tempo de inatividade e oferecem insights para workflows mais produtivos e eficientes.
Experiências de clientes aprimoradas: seus clientes querem que suas necessidades sejam atendidas nos próprios termos. Personalização, acesso omnichannel, planos de serviços customizados e acesso em tempo real a dados ajudam a atender essas expectativas, enquanto contribuem para o aumento dos leads e impulsionam a retenção e a fidelidade.
Maior resiliência e agilidade são dois dos motivadores mais poderosos para a transformação digital.
Maior resiliência: resiliência aprimorada e maior agilidade são dois dos motivadores mais poderosos para a transformação digital. Em 2020, a empresa de consultoria BCG publicou um artigo sobre como a pandemia chamou atenção para as vulnerabilidades operacionais existentes e de que forma as empresas estão mais motivadas do que nunca a adotar soluções digitais para alcançar maior resiliência e flexibilidade.
Sustentabilidade: a transformação digital oferece aos negócios as ferramentas necessárias para atingir os objetivos de sustentabilidade. Tecnologias inteligentes permitem que as empresas capturem e analisem conjuntos de dados complexos de todas as áreas de suas operações globais. Com esses insights, os negócios podem avaliar processos como sourcing de matérias-primas, eficiência de combustíveis, práticas de expedição e logística e muito mais. Usando o poder da IA e dos sistemas empresariais modernos, as empresas podem criar cadeias de suprimentos e modelos de negócios preditivos e resilientes, que se tornam mais sustentáveis e transparentes ao longo do tempo.
Fonte: SAP
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