A importância das fichas técnicas na confecção
- Golive
- 8 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Na indústria de confecção, o planejamento e o controle da produção são imprescindíveis para que a lucratividade seja atingida. Para que esses processos sejam bem-sucedidos, uma das principais ferramentas é a ficha técnica.

O processo de criação de uma coleção passa por diversas etapas e envolve muitas pessoas. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem na organização e visualização das informações é muito importante.
Dentre as ferramentas utilizadas no desenvolvimento da coleção, estão as fichas técnicas. Esse documento descreve todas as etapas que envolvem a elaboração de uma peça e auxilia na organização centralizada de informações essenciais da produção, como o tipo de tecido e aviamentos e os desenhos técnicos. Além disso, a ficha técnica é a peça chave fundamental para a geração do Bloco K do SPED Fiscal.
Para que servem as fichas técnicas?
O grande objetivo de uso de fichas técnicas é a organização e registro de informações. A ideia central é reunir, em um único lugar, informações detalhadas sobre todo o processo produtivo das peças de roupa.
As fichas técnicas também auxiliam na comunicação da equipe produtiva, evitando erros, desperdícios e evitando ruídos durante a criação das peças.
É quase impossível imaginar uma confecção funcionando de forma ordenada sem utilizar as fichas técnicas para orientar a produção das peças.
Os benefícios das fichas técnicas
As fichas técnicas atuam como um instrumento de identificação do pré-custo de cada peça, determinando se vale a pena ou não fabricar o modelo em larga escala, bem como auxiliar na definição do preço de venda da peça.
Além disso, utilizar as fichas técnicas de moda traz vários benefícios, como:
Documentar todo o processo de desenvolvimento;
Organizar os passos de desenvolvimento das peças;
Permitir o acompanhamento e a padronização de cada etapa do processo, da criação à aprovação das peças;
Pré-determinar os custos da peça, pois possibilita analisar e descrever a matéria-prima que será utilizada;
Evitar a compra de matéria-prima errada ou excedente, evitando desperdícios e prejuízos;
Aumentar a agilidade e a entrega dos resultados.
Dados importantes de preenchimento das fichas técnicas
Agora que você já entendeu a importância e os benefícios de contar com as fichas técnicas, é hora de entender quais são os dados importantes para preenchimento de uma ficha.
Os campos de preenchimento dos modelos de fichas técnicas podem variar. Por isso, é bem importante que cada empresa adapte seu modelo de ficha de acordo com as suas necessidades. Decidindo quais são as informações mais relevantes e essenciais.
Um modelo padrão de ficha técnica deve conter as seguintes informações:
Dados da coleção, referência, datas e descrição do produto;
Desenhos de frente, costas, laterais. Quanto mais informação, menor a chance de erros e mais fácil fica o trabalho da área produtiva;
Dados de toda a matéria-prima que irá compor a peça, como tipos de tecido e sua composição, aviamentos, detalhes de bordados, etiquetas, cores e especificação de tamanho (grade);
As fichas técnicas também devem informar se a peça passa por algum processo de beneficiamento fora da confecção, como estampa, tingimento e lavagem.
As informações precisam ser relevantes e pertinentes para todas as áreas que estiverem envolvidas no processo produtivo, desde o setor de compras até o acabamento e entrega do produto.
E aí, você já usa fichas técnicas na sua confecção? Sabia de todos os benefícios para o desenvolvimento da sua coleção de moda?
O SAP B1Moda atende de forma integrada e inteligente além da ficha técnica inúmeras outras funcionalidades que pode ajudar a organizar e alavancar sua confecção. Entre em contato conosco e marque uma demonstração clicando aqui.
Comments