top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

Foto do escritorGolive

Como uma boa gestão de risco pode salvar o seu negócio em momentos de crise



A pandemia de COVID-19 mostrou que as empresas precisam ter um plano de contingência que ajude a orientar decisões com eficiência, minimizando os impactos da crise.

As restrições causadas ao mercado pelo distanciamento social, a pausa em atividades produtivas, a queda no número de vendas de produtos e a necessidade de garantir emprego e renda para colaboradores sem ter perspectiva de quando a pandemia irá passar preocupou as empresas. Este é um cenário que ninguém imaginou viver e não poderia ser previsto. O isolamento social pegou empresários de surpresa e está mostrando o quão fundamental é ter um planejamento estratégico para o enfrentamento de crises.

No Brasil, 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas em decorrência da pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Sebrae.  29,5% delas ainda espera a resposta dos bancos para liberação de empréstimos para manter os negócios.


Invista na agilidade para reduzir impactos


Pense que toda cadeia de suprimentos na qual você está inserido passa por esse momento e que é importante manter um contato próximo com parceiros e clientes para mostrar que está disposto a analisar contratos e fortalecer a parceria.

Estamos operando em um cenário de incerteza e classificar quais são os problemas recorrentes, identificar o que é novo e onde encontrar respostas pode ajudar a estabelecer soluções a partir de abordagens mais adequadas para o cenário atual.


Considere conceitos já difundidos pelo mercado para começar a planejar


As pessoas estão se planejando para o momento de retomada e é importante que a gestão de risco faça parte desse processo. Existem muitos conceitos difundidos no mercado que ajudam a estabelecer planejamentos coerentes e eficazes para manter cadeias ativas.

O mundo VUCA – acrônimo em inglês das palavras “Volatilidade”, “Incerteza”, “Complexidade” e “Ambiguidade” – é um conceito cunhado pelo exército norte-americano na década de 90 e busca explicar situações adversas. Atualmente, ele está inserido no mundo dos negócios e pode ajudar a direcionar o planejamento para a gestão de risco em momentos imprevisíveis e de transformação.


Você pode gerir os momentos de crise com conhecimento


Calcule os riscos físicos, relacionados aos perigos de contaminação e entenda em que cenário seu negócio está atuando. Como seus parceiros estão lidando com esse momento. Busque soluções que ajudam a simular as mudanças nas demandas em sua cadeia de suprimentos e como as alterações do mercado impactam a produção. Assim você pode obter respostas rápidas sobre as necessidades de estoque, ofertas e demandas.


Alinhe expectativas e envolva sua equipe


Você não precisa decidir tudo sozinho. Reúna uma equipe de confiança, com profissionais que tenham conhecimento sobre o negócio e o mercado, que tenham uma análise crítica sobre o mercado, delegue funções e permita que eles tenham autonomia para tomar decisões em momentos de relevância para a segurança dos negócios.

Alinhe expectativas, analise o cenário, levante hipóteses sobre o futuro e alinhe seu discurso à prática para trabalhar com fundamento, resiliência e segurança nos dias instáveis.


Conheça soluções para a gestão de crise nas redes sociais da GoLive: Facebook LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page