Curso de E-commerce Professional (Ao Vivo – Gold)

ecom

E-commerce Professional (Ao Vivo – Gold)

Carga Horária: 100

Pré requisito

Para o melhor aproveitamento do curso de E-commerce Professional (Ao Vivo), é imprescindível ter conhecimento de internet e pacote office.

Objetivo

O curso de E-commerce Professional (Ao Vivo) destina-se a empreendedores que atuam ou desejam atuar na área. O curso avançado de E-commerce capacita o aluno para gerenciar uma loja virtual, a partir dos principais fundamentos e com estudos de casos de falhas e melhores práticas de mercado. Ideal para quem tem pouco tempo, o curso é transmitido em tempo real e possibilita a interação com turma e professor via chat.

Parte I: Planejamento e Estruturação do E-Commerce

Análise de mercado/Conceitos. Panorama nacional e internacional; Perfil do e-consumidor e evolução das categorias; Definição de e-commerce e suas variações; Oportunidades e vantagens de um e-commerce; Importância dos nichos de mercado; Sazonalidade do e-commerce; Conceito “Cauda Longa”. Plano de negócios/ Posicionamento de marketing. Definição e estruturação do plano de negócios; Estudo do mercado de atuação; Análise SWOT; Posicionamento de marketing: defina o seu; Diferencial competitivo da operação; Escolha do nome e registro do domínio. Gestão de projeto de uma operação de e-commerce. Tipos de operação de e-commerce; Etapas do projeto de e-commerce; Fundamentos de gestão de projeto; Técnicas de gerenciamento; Fornecedores envolvidos na operação; Ferramentas úteis para o gerenciamento do projeto; Boas práticas no gerenciamento do projeto. Plataforma de e-commerce. Tipos de plataforma; Plataforma pronta (também chamada de On demand); Plataforma proprietária (ou “customizada”); Plataforma livre ou Open Source (código aberto); Escolha da plataforma adequada – Plataformas x integrações; Plataformas para o modelo de compra coletiva; Painel de administração (Backoffice) de uma plataforma; Custos de configuração e personalização; Principais fornecedores do mercado; Manutenção e suporte técnico de uma loja; Funcionalidades indispensáveis; Funcionalidades avançadas; Mudança de plataforma; Principais erros na adoção de uma plataforma; Escalabilidade de plataforma. Usabilidade. Fundamentos de usabilidade; Heurística; Melhores práticas; Arquitetura da informação; Conteúdo; Design; Como aumentar suas vendas; Importância do teste A/B; Usabilidade e dispositivos móveis; Exemplos de sites de sucesso. Produção do conteúdo/credibilidade de uma loja virtual. Categorização de produtos; Como criar uma descrição de produto vendedora; Uso de vídeo na descrição; Tratamento e inserção de imagens; Botões de mídias sociais e plug-ins; Como reforçar a credibilidade da loja; Informações essenciais aos consumidores; Protocolo HTTPS e selos anti-hackers; Selos e-bit: o que é, como funciona e como instalar. Meios de pagamento e análise de risco. Tipos de solução no mercado; Solução de pagamento x estágio da loja; Integração com a loja virtual; Análise de risco e fraudes no e-commerce; Como evitar fraudes; Sistemas antifraude: como funcionam; Melhores práticas na análise do pedido. Logística.
Fundamentos de logística; Particularidades da logística para o e-commerce; Cálculo de frete em uma loja virtual; Ganho de escala da logística de uma loja virtual; Controle de entrada e saída; Frete grátis como estratégia de marketing; Embalagem; Soluções de entrega do mercado; Logística reversa; Cross docking.

Parte II: Marketing Digital para E-Commerce

Introdução ao Marketing Digital. Fundamentos de marketing digital; Principais terminologias; Formatos de publicidade; Como se compra mídia digital; Plataformas de compra de mídia; Segmentação de mídia. E-mail marketing. Newsletter e mala direta; Números de mercado; Conceito de entregabilidade; SPAM x Opt In; Melhores práticas; Ferramentas de envio e fornecedores; E-mail com personalização automática; Templates de e-mail; Aluguel de listas; Criação de base de e-mails (captação e manutenção); Questões técnicas de envio; Análise da conversão em e-mail marketing. Portais de comparação de preço/agregadores de ofertas. Comparadores e marketing – Números de mercado; Crescimento das consultas mobile; Principais portais; Perfil de produto x portal de comparação; Tipos de planos de investimento; Estratégias de investimento e melhores práticas; Como obter publicidade gratuita; Integração das ofertas com a loja virtual; Agregadores de oferta em compra coletiva; Estratégia de compra coletiva para loja virtual convencional. Link Patrocinado. SEM (Search Engine Marketing); Fundamentos; Abrindo e configurando contas; Escolhendo palavras-chave; Montando uma campanha eficiente; Elaborando um anúncio vendedor; Monitorando a campanha; Analisando relatórios para tomada de decisão. S.E.O. (Search Engine Optimization). Fundamentos de SEO; A importância de uma boa classificação; Como os buscadores enxergam a sua loja; Plataformas de lojas e SEO; Fatores de influência; Análise do PageRank da loja; Técnicas de SEO combinadas com link patrocinado; Ferramentas para mensurar e analisar o SEO; Práticas não recomendáveis (Black Hat SEO). Mídias sociais. Fundamentos de Mídias Sociais; Planejamento de mídia em Redes Sociais; Principais tipos de rede; Como criar páginas profissionais para a loja virtual; Como medir o retorno das Mídias Sociais; Influência das Mídias Sociais no SEO; Principais ferramentas de monitoramento; Publicidade nas Mídias Sociais. Blogs e Marketing de Afiliados. Como funcionam os blogs e quais são os mais populares; Utilização de blog para e-commerce; Como funciona o Marketing de Afiliados; Conceito de monetização; Modelos de investimento; Definição das comissões e objetivos de venda; Boas práticas para um programa de afiliados; Integração com a plataforma da loja virtual. Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. O que é Marketing de conteúdo; Marketing de conteúdo vs. Publicidade tradicional; Marketing de conteúdo ou Inbound marketing; Comportamento do consumidor on-line; Blog de loja virtual; 1o passo: Definição de público-alvo; 2o passo: Defina seus objetivos; 3o passo: Defina estratégias e tipos de conteúdo; 4o passo: Defina ferramentas e meios; 5o passo: Produção de conteúdo; 6o passo: SEO – Torne seu conteúdo encontrável; 7o passo: Mídias sociais – Trabalhe frequência e interação; 8o passo: Produção, análise e paciência; 9o passo: Disciplina Samurai. Web Analytics. Conceito de métrica; Como configurar a conta do Google Analytics; Integração Analytics e AdWords; Definição de KPIs; Ferramentas de mercado; Visão geral das ferramentas do Google Analytics; Tagueamento; Elaborando um relatório diário, simples e eficiente; Funil de vendas; Segmentação de audiência; ROI – Conceito e fatores que influenciam; Analisando o retorno de campanhas de marketing. Web Analytics – Aplicação prática.

Parte III: Administração da Cperação

Direito tributário.
A Empresa; A Pessoa Jurídica; A importância da formalização da empresa – Registro na Junta Comercial e em Órgãos Públicos; Formas societárias; Diferenciação entre tipos societários e pequena e microempresa; Importante diferenciação dos profissionais das áreas contábil e jurídico-tributária; Enquadramento tributário; Regimes de tributação propriamente ditos; Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); PIS e Cofins; CSLL; Outros; Principais impostos no e-commerce; Leis Estaduais e Federais que afetam a venda online; Guerra Fiscal – ICMS; A Guerra Fiscal no E-commerce; Como calcular os impostos em uma operação de e-commerce; A tributação sobre o frete; Substituição tributária; Estudo de casos; Exercício a ser aplicado em sala de aula; Encerramento; ANEXO. Jurídico. Direitos do consumidor na Internet; Responsabilidade dos fornecedores no e-commerce; Distinção entre responsabilidade por fato (defeito) e vício do produto ou do serviço; Princípios norteadores das relações de consumo e direitos básicos; Ajuda para abrir uma loja virtual; Sorteio na Internet: como proceder; Melhores práticas; Modalidades de distribuição gratuita de prêmios previstas na legislação vigente; Procedimento para autorização; Legislação. Finanças. Conceitos e definições; Fluxo de caixa em uma operação de e-commerce; Principais cuidados para uma operação saudável; O fluxo de caixa e sua representação. Atendimento. Fundamentos do atendimento para e-commerce; Conceito de CRM; Pós-venda; Ferramentas de Atendimento; Atendimento por mídias sociais; Gestão de crises em mídias sociais; Melhores práticas no Atendimento; Atendimento como estratégia de marketing; Política de troca e privacidade. ERP. Front-end vs. Backoffice; Estrutura de um ERP /Backoffice; Integração de dados; CSV (texto separado por vírgulas); XML; EDI; Outros formatos; Principais módulos de um Backoffice para e-commerce; Planejando sua plataforma de Backoffice; Estudo de casos; Conclusão. Dia a dia da operação. Composição da equipe; Tamanho da equipe vs. tamanho da operação; Erros cometidos na gestão de uma equipe de e-commerce; Estimativa de custos; Terceirização vs. contratação; Rotina da operação: e-commerce pequeno, médio e grande; E-commerce pequeno; E-commerce médio; E-commerce grande; Medidores de desempenho; DRE; Fluxo de caixa; Compras; Projetos; SLAs de operação; BKO; CHAT; Gestão de marketing.

 

 Ficou interessado? Entre em contato