Curso de Planejamento e Gerência de Projetos com Ênfase no PMI

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Planejamento e Gerência de Projetos com Ênfase no PMI

Carga Horária: 40

Pré requisito

Para o melhor aproveitamento do curso de Planejamento e Gerência de Projetos com Ênfase no PMI é imprescindível ter vivência com gerenciamento de projetos.

Objetivo

O curso de Planejamento e Gerência de Projetos com Ênfase no PMI apresenta ao aluno o PMBOK (<i>Project Management Body Of Knowledge</i>) como um modelo de gerenciamento de projetos. O curso detalha todas suas diversas áreas de conhecimento e modelos para uma gestão otimizada.

Introdução

Definindo projetos e operações.
Gerenciamento de projetos: Relacionamento entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de operações. Gerenciamento de programas e portfólios: Programas e gerenciamento de programas; Portfólios e gerenciamento de portfólios.
Relacionamento entre o gerenciamento de projetos, de programas e de portfólios.
Planejamento estratégico: Projetos e planejamento estratégico.
Escritórios de projetos (PMO).
Gerente de projetos.
Relacionamento entre PMO e o gerente de projetos.
História do PMI: Certificações do PMI.
Guia PMBOK – 5a edição – 2013: Áreas de conhecimento; Áreas de especialização.

Organização do Projeto

Ciclo de vida.
Ciclo de vida do projeto: Estrutura do ciclo de vida do projeto; Fases do projeto; Governança de projetos ao longo do ciclo de vida; Relações entre fases.
Ciclo de vida do produto.
Ciclo de vida do projeto vs. ciclo de vida do produto.
Partes interessadas no projeto.
Equipes de projetos.
Influências organizacionais: Cultura e estilos organizacionais; Estrutura organizacional.

Processos de Gerenciamento de Projetos

Definição de processos e gerenciamento.
Processos de gerenciamento de projetos.
Grupos de processos vs. interações entre os grupos de processos e suas adaptações: Metodologia; Grupos de processos; Interação entre os grupos de processos.
Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos baseado no PMBOK – 5a edição – 2013: Gerenciamento de

 

integração do projeto; Gerenciamento do escopo do projeto; Gerenciamento do tempo do projeto; Gerenciamento de custos do projeto; Gerenciamento de qualidade do projeto; Gerenciamento de recursos humanos do projeto; Gerenciamento de comunicações do projeto; Gerenciamento de riscos do projeto; Gerenciamento de aquisições do projeto; Gerenciamento de Partes Interessadas.

Metodologia de gerenciamento de projetos.

Gerenciamento de Integração do Projeto

Introdução ao gerenciamento de integração do projeto.
Processo de Desenvolver o termo de abertura do projeto: Construção do termo de abertura do projeto.
Processo de Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
Processo de Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: Obter as entregas.
Processo de Monitorar e controlar o trabalho do projeto.
Processo de Realizar o controle integrado de mudanças: Processo integrado de controle de mudanças; Realizar o controle integrado de mudanças.
Processo de Encerrar o projeto ou fase.
Termos do gerenciamento de integração do projeto.

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Introdução ao gerenciamento do escopo do projeto. Processo de Planejar o gerenciamento do escopo. Processo de Coletar os requisitos.
Processo de Definir o escopo.

Processo de Criar a EAP (Estrutura analítica de projetos): Construindo a estrutura analítica do projeto (EAP) e o dicionário da EAP.
Processo de Validar o escopo: Verificar o escopo.
Processo de Controlar o escopo.

Termos do gerenciamento do escopo do projeto.

Gerenciamento do Tempo do Projeto

Introdução ao gerenciamento do tempo do projeto. Processo de Planejar o gerenciamento do cronograma. Processo de Definir as atividades.
Processo de Sequenciar as atividades.

Processo de Estimar os recursos da atividade. Processo de Estimar as durações da atividade. Processo de Desenvolver o cronograma. Processo de Controlar o cronograma.

Termos do gerenciamento do tempo do projeto.

Gerenciamento de Custos do Projeto

Introdução ao gerenciamento de custos. Processo de Planejar o gerenciamento de custos. Processo de Estimar os custos.
Processo de Determinar o orçamento.
Processo de Controlar os custos.

 

Termos do gerenciamento de custos do projeto.

Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Introdução ao gerenciamento da qualidade. Processo de Planejar o gerenciamento da qualidade. Processo de Realizar a garantia da qualidade. Processo de Controlar a qualidade.
Termos do gerenciamento da qualidade do projeto.

Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto

Introdução ao gerenciamento dos recursos humanos. Processo de Planejar o gerenciamento de recursos humanos. Processo de Mobilizar a equipe do projeto.
Processo de Desenvolver a equipe do projeto.
Processo de Gerenciar a equipe do projeto.
Termos do gerenciamento de recursos humanos do projeto.

Gerenciamento de Comunicações do Projeto

Introdução ao gerenciamento de comunicações do projeto. Processo de Planejar o gerenciamento das comunicações. Processo de Gerenciar as comunicações.
Processo de Controlar as comunicações.

Termos do gerenciamento de comunicações do projeto.

Gerenciamento de Riscos do Projeto

Introdução ao gerenciamento de riscos.
Processo de Planejar o gerenciamento dos riscos. Processo de Identificar os riscos.
Processo de Realizar a análise qualitativa dos riscos. Processo de Realizar a análise quantitativa dos riscos. Processo de Planejar as respostas aos riscos. Processo de Controlar os riscos.
Termos do gerenciamento dos riscos do projeto.

Gerenciamento de Aquisições do Projeto

Introdução ao gerenciamento de aquisições do projeto. Processo de Planejar o gerenciamento das aquisições. Processo de Conduzir as aquisições.
Processo de Controlar as aquisições.

Processo de Encerrar as aquisições.
Termos do gerenciamento de aquisições do projeto.

 

Gerenciamento de Partes Interessadas do Projeto

Introdução ao gerenciamento das partes interessadas. Processo de Identificar as partes interessadas.
Processo de Planejar o gerenciamento das partes interessadas. Processo de Gerenciar o envolvimento das partes interessadas. Processo de Controlar o envolvimento das partes interessadas. Termos do gerenciamento de partes interessadas do projeto.

Modelos de Documentos

Modelo de Cabeçalho para todos os documentos. Modelo de Controle de versões dos documentos. Modelo de Cadastro da oportunidade.
Modelo de Proposta do projeto.

Modelo do Termo de abertura do projeto.
Modelo do Registro das partes interessadas.
Modelo do Plano de gerenciamento do escopo.
Modelo do Plano de gerenciamento de requisitos.
Modelo da Matriz de rastreabilidade dos requisitos.
Modelo de Declaração do escopo do projeto.
Modelo de Dicionário da EAP.
Modelo do Plano de gerenciamento de cronograma.
Modelo de Cronograma.
Modelo do Plano de gerenciamento de recursos humanos.
Modelo de Matriz de responsabilidade (RACI).
Modelo do Plano de gerenciamento de Custos.
Modelo de Orçamento – Modelo 1: Orçamento por recursos; Modelo 2: Orçamento por atividade. Modelo de Plano de gerenciamento das comunicações.
Modelo de Matriz de comunicação.
Modelo de Plano de gerenciamento da qualidade.
Modelo de Listas de verificação da qualidade.
Modelo do Plano de gerenciamento de riscos.
Modelo de Plano de gerenciamento das aquisições/Contrato.
Modelo de Declaração do trabalho das aquisições.
Modelo de Critérios para seleção de fornecedores.
Modelo de Plano do gerenciamento das partes interessadas.
Modelo de Plano de gerenciamento do projeto.
Modelo de Avaliações do desempenho da equipe.
Modelo de Pauta de reunião.
Modelo de Ata de reunião.
Modelo de Registros de questões.
Modelo de Relatório de desempenho do trabalho/Medições de controle da qualidade.
Modelo de Registro de mudanças.
Modelo de Transição do produto, serviço ou resultado final.
Modelo de Lições aprendidas.
Modelo de Plano de melhorias no processo.
Termo de encerramento do projeto ou fase.

Mãos à Obra

 

Aplicação dos processos de gerenciamento do projeto. Laboratório 1 – Iniciação.
Laboratório 2 – Planejamento.
Laboratório 3 – Execução.

Laboratório 4 – Monitoramento e controle. Laboratório 5 – Encerramento.

 

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